O Projeto de Identidade Afro-brasileira na escola

De acordo com nossa vivência, pudemos perceber a supervalorização da cultura euroéia em detrimento dos elementos genuinamente formadores da nossa cultura, com a participação do nativo brasileiro (conhecido popularmente por índio), do europeu e, principalmente, do negro, por parte de nossos alunos. Na escola, os apelidos se repetiam e a visão de tudo que fosse pertinente ao negro era "feio", predominava. Assim, resolvemos trabalhar, em forma de Pedagogia de Projetos, e de acordo com a Lei n0. 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro na sala de aula, o Projeto de Identidade Afro-brasileira, objetivando uma maior consciência dos alunos da Escola municipal João Fernandes Vieira quanto às questões raciais.
Iniciativa, concepção e organização: Profa. Ms. Lucia Valle. Colaboração : Profa. Tailliny Burgo

domingo, 2 de novembro de 2014

I Feira de Cultura Afro-brasileira: videos

Olá, pessoal!!


Durante nossa animadíssima culminância, os meninos se apresentaram com algumas releituras e temas pertinentes à comunidade negra e afrodescendente. Vamos ver?





Um comentário:

  1. Encantada... Que projeto lindo! Meu sonho é um dia ter a oportunidade de trabalhar com as professoras Lucia Helena e Tailliny Burgo. Imagino a resistência, a luta que deve ter sido para trazer para dentro da escola uma temática de tamanha relevância. A lei: n º. 10.639/03, está em vigor a tanto tempo é negligenciada pelas escolas. Trazer esses conhecimentos para dentro da escola é essência para a formação de cidadãos que a partir do esclarecimento, possivelmente serão tolerantes e respeitosos com essa rica cultura que é ferida com tanto preconceito. Parabéns professoras e alunos.

    ResponderExcluir