O Projeto de Identidade Afro-brasileira na escola

De acordo com nossa vivência, pudemos perceber a supervalorização da cultura euroéia em detrimento dos elementos genuinamente formadores da nossa cultura, com a participação do nativo brasileiro (conhecido popularmente por índio), do europeu e, principalmente, do negro, por parte de nossos alunos. Na escola, os apelidos se repetiam e a visão de tudo que fosse pertinente ao negro era "feio", predominava. Assim, resolvemos trabalhar, em forma de Pedagogia de Projetos, e de acordo com a Lei n0. 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro na sala de aula, o Projeto de Identidade Afro-brasileira, objetivando uma maior consciência dos alunos da Escola municipal João Fernandes Vieira quanto às questões raciais.
Iniciativa, concepção e organização: Profa. Ms. Lucia Valle. Colaboração : Profa. Tailliny Burgo

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Atividade: a bonequinha preta...

         Bem, nós sabemos que trabalhar a identidade afro-brasileira não é algo simples, para a Educação Infantil. Os conceitos são muito abstratos e, para a criança nessa fase quanto mais concreto, melhor. Sendo assim, fizemos uma releiutra da historinha "A Bonequinha Preta", e os alunos das professoras Anessa e Luciana foram convocados a participar da confecção de um mural!









           Lindo, não é? Trabalhar a identidade racial desde a Educação Infantil fortalece as relações éticas entre os alunos minimiza o preconceito. Parabéns, professoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário