O Projeto de Identidade Afro-brasileira na escola

De acordo com nossa vivência, pudemos perceber a supervalorização da cultura euroéia em detrimento dos elementos genuinamente formadores da nossa cultura, com a participação do nativo brasileiro (conhecido popularmente por índio), do europeu e, principalmente, do negro, por parte de nossos alunos. Na escola, os apelidos se repetiam e a visão de tudo que fosse pertinente ao negro era "feio", predominava. Assim, resolvemos trabalhar, em forma de Pedagogia de Projetos, e de acordo com a Lei n0. 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro na sala de aula, o Projeto de Identidade Afro-brasileira, objetivando uma maior consciência dos alunos da Escola municipal João Fernandes Vieira quanto às questões raciais.
Iniciativa, concepção e organização: Profa. Ms. Lucia Valle. Colaboração : Profa. Tailliny Burgo

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Animais da África na Educação Infantil

A Educação Infantil trouxe mais uma rodada de atividades relacionadas à cultura afro-brasileira. Assim, relata a professora Luciana que concebeu a atividade de forma conjunta com a professora Anessa:
"Alguns alunos pintaram o leopardo de preto por escolha própria, destacamos o que os leopardos negros tem uma quantidade maior de melanina no corpo, assim como as pessoas negras, cabelos e olhos pretos.
Destacamos também que os leopardos são  originais da África, assim como a Bonequinha Preta. Apresentamos e explicamos o seu mapa de distribuição geográfica e destacamos os principais alimentos. Salientamos que as impalas , gnus e babuínos também são animais da África.
Recontamos a história " Se eu tivesse... manchas!" e debatemos sobre o texto, destacando o leopardo para estudarmos sobre ele. "
As professoras, novamente, dão um show de talento e disposição! Vejamos as fotos:














Esse último foi um painel criado pelas professoras para melhor visualização dos animais.

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