O Projeto de Identidade Afro-brasileira na escola

De acordo com nossa vivência, pudemos perceber a supervalorização da cultura euroéia em detrimento dos elementos genuinamente formadores da nossa cultura, com a participação do nativo brasileiro (conhecido popularmente por índio), do europeu e, principalmente, do negro, por parte de nossos alunos. Na escola, os apelidos se repetiam e a visão de tudo que fosse pertinente ao negro era "feio", predominava. Assim, resolvemos trabalhar, em forma de Pedagogia de Projetos, e de acordo com a Lei n0. 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro na sala de aula, o Projeto de Identidade Afro-brasileira, objetivando uma maior consciência dos alunos da Escola municipal João Fernandes Vieira quanto às questões raciais.
Iniciativa, concepção e organização: Profa. Ms. Lucia Valle. Colaboração : Profa. Tailliny Burgo

domingo, 19 de outubro de 2014

Maquete de Um Navio Negreiro


             Através de técnicas de contação de histórias e artes, a professora do Mais Educação Pollyana Ferreira tentou passar a história de como surgimos enquanto descendentes de negros, brancos e índios. E estimulou o empoderamento dessa história, explicando a origem do racismo, tanto social, quanto internalizado dentro de cada um.
             O grande feito dessa construção de atividades propostas pela professora foi trazer a história do ponto de vista do negro, não mais contada pelos brancos, como tem sido desde sempre. Assim, os meninos podem vivenciar a construção de uma identidade, questionando o porquê de determinadas facetas de nossa história terem sido abrandadas ou suprimidas.

Vejamos as fotos da atividades:
























 

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