O Projeto de Identidade Afro-brasileira na escola

De acordo com nossa vivência, pudemos perceber a supervalorização da cultura euroéia em detrimento dos elementos genuinamente formadores da nossa cultura, com a participação do nativo brasileiro (conhecido popularmente por índio), do europeu e, principalmente, do negro, por parte de nossos alunos. Na escola, os apelidos se repetiam e a visão de tudo que fosse pertinente ao negro era "feio", predominava. Assim, resolvemos trabalhar, em forma de Pedagogia de Projetos, e de acordo com a Lei n0. 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro na sala de aula, o Projeto de Identidade Afro-brasileira, objetivando uma maior consciência dos alunos da Escola municipal João Fernandes Vieira quanto às questões raciais.
Iniciativa, concepção e organização: Profa. Ms. Lucia Valle. Colaboração : Profa. Tailliny Burgo

domingo, 19 de outubro de 2014

A Bonequinha Ndebele



Bonecas africanas em todo o continente são criadas para as meninas para brincarem e como amuleto para garantir a fertilidade nas mulheres. Sua forma e traje varia de acordo com a região e o costume. Frequentemente bonecas são passadas de mãe para filha

Quando o conceito de boneca é considerado no contexto da cultura Africano, elas geralmente não são brinquedos para crianças, mas sim objetos que são carregados com associações rituais e religiosas dentro da comunidade. Bonecas africanas são usadas ​​para ensinar e entreter. Elas são intermediárias sobrenaturais e são manipulados para fins rituais. Cada uma destas bonecas é única, porque elas são feitas à mão e são tradicionalmente transmitida através das gerações.
 
Bonecas Ndebele

Bonecas Linga Koba são do povo de Ndebele da África Austral. Uma das menores tribos da região, os Ndebeles são conhecidos por suas casas pintadas de cores brilhantes que se destacam no campo monótono. Sua roupa é igualmente colorida. O trabalho das miçangas sobre essas bonecas Ndebele é tão detalhado quanto as roupas das próprias mulheres.

Durante o namoro, um pretendente irá colocar uma boneca fora cabana de uma jovem mulher, indicando a sua intenção de propor casamento a ela. Quando uma jovem está se preparando para casar, ela é dada uma boneca que ela nomeia e cuida. Seu primeiro filho é então nomeado conforme a boneca.

Além de fortalecer a identidade cultural Ndebele, as bonecas Ndebele de miçanças e pedrarias são agora um importante item de exportação e uma fonte de renda muito expressiva para a mulher Ndebele.

Olha a nossa bonequinha Ndebele aqui:




Nenhum comentário:

Postar um comentário