O Projeto de Identidade Afro-brasileira na escola

De acordo com nossa vivência, pudemos perceber a supervalorização da cultura euroéia em detrimento dos elementos genuinamente formadores da nossa cultura, com a participação do nativo brasileiro (conhecido popularmente por índio), do europeu e, principalmente, do negro, por parte de nossos alunos. Na escola, os apelidos se repetiam e a visão de tudo que fosse pertinente ao negro era "feio", predominava. Assim, resolvemos trabalhar, em forma de Pedagogia de Projetos, e de acordo com a Lei n0. 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro na sala de aula, o Projeto de Identidade Afro-brasileira, objetivando uma maior consciência dos alunos da Escola municipal João Fernandes Vieira quanto às questões raciais.
Iniciativa, concepção e organização: Profa. Ms. Lucia Valle. Colaboração : Profa. Tailliny Burgo

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A Lenda do Baobá

        Uma das versões da lenda conta que Deus ao criar o mundo presenteou cada animal com a semente de uma árvore e estes tinham a missão de espalhar o “verde” por todos os lados. Por azar da Baobá, o babuíno ficou com suas sementes. O macaco conhecido por sua curta inteligência e grande preguiça simplesmente jogou as sementes atrás de suas costas que acabaram plantadas de ponta cabeça. Vem daí a aparência das raízes terem crescido para o céu e a suposta copa da árvore ser invisível por estar enterrada.



A professora Tailliny Burgo foi convidada para fazer uma inserção em sala de aula com a lenda do Baobá. Assim, tivemos trabalhadas a consciência fonológica, a oralidade, alguns padrões silábicos e, de quebra, os meninos saíram da sala de aula com seu baobazinho. Vejam!











 Não é legal? Vamos em frente que aida temos muita coisa!!!

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